Pergunta noob sobre o Saga

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Pergunta noob sobre o Saga

Mensagem por bardomudo »

Bom, pra começar é bom que seja sabido que eu não entendo praticamente nada de Yoyos (nem sei se esse é o jeito mais correto e mais usado de se escrever no Brasil ) =P

Há cerca de três dias atrás um amigo meu comprou um MetalFever (que posteriormente descobri que era... digamos assim, uma porcaria), apenas por curiosidade resolvi brincar com aquele objeto que não via desde meus 8 anos de idade sobre o nome dos refrigerantes da Coca-Cola (atire a primeira pedra quem nunca teve um Yoyo da Coca-Cola quando pequeno). Interessei-me. Pesquisei um pouco e descobri (fuçando nesse forúm mesmo) que um dos mais indicados (e baratos, diga-se de passagem) Yoyos para iniciantes como eu é o Saga, da Vulto.

É realmente uma pergunta noobie, mas sinceramente, eu não me importo: Os ioiôs da Vulto (o Saga principalmente) tem um formato bastante, erm... estranho, quando comparado aos Yoyos mais comuns. Não obstante, diante de todos os comentários sobre o dito cujo fiz o pedido e ele deve chegar em breve (creio eu...). Mas deixando de enrolar e indo direto ao ponto, o modelo do formato do Saga altera alguma coisa na sua cinemática de execução? Ele me parece com um modelo de Yoyo infantil (perdoem-me a comparação, mas parece-me como uma espécie de bicicletas com rodinhas, típicos para crianças que não conseguem equilibrar-se). O tamanho dele é maior em comparação aos Yoyos "normais"? Por favor, gostaria que esclarecessem-me esses pontos, que discorressem sobre o design do Saga e porque o mesmo é assim. =]

Muito obrigado.
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Olá, Seja Bem vindo... não se esqueça de colocar da onde vc é!
Bom, antes de mais nada, vamos esclarecer algumas coisas...
A Modalidade "Normal" de yoyo, chama-se 2A... é aquela que se faz Volta Ao Mundo, entre outras manobras de voltas... Eles tem o formato Imperial, igual aos da Russel/Coca Cola..
O Saga, é feito para outra modalidade, chamada de 1A, e server para se fazer "Manobras de Corda"..
Ele possui um rolamento, que aumenta o tempo e velocidade do dorminhoco, e faz com que o yoyo nao volte com um yoyo tradicional...
O Formato aberto, chamado de Butterfly, serve para que a cordinha seja acertada mais facilmente no yoyo.
Eu recomendo, que para você entender essas diferenças, entre no site da ioiobrasil, e pegue algum video de campeonatos de 1A, e aposto que você vai se surpreender e se encantar, assim como aconteceu comigo.
Qualquer duvida, é só perguntar.
Um Abraço
Barco
Sampa Yoers
Daywalker
Mensagens: 123
Registrado em: 11 Dez 2004, 23:26
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Daywalker »

Bom, deixa ver... o Saga tem o formato q tem acho q por ser um yoyo pra truques de corda, também conhecido como 1A, o formato dele facilita a entrada da corda, pra ela permanecer em contato com o rolamento... ele é o mais recomendado no Brasil pra inciantes pq ele é um yoyo mais barato e um pouco mais complicado de se aprender a lidar, ou seja, vc começa treinando com o Saga, ele tem um espaço entre as bordas (conhecido como gap) menor do q muitos yoyos estrangeiros, se vc adquirir prática com esse yoyo quando vc evoluir pra yoyos q exijam um pouco mais do jogador, q formam o chamado estilo de jogo, se vc prefere mais velocidade, mais precisão e outras coisas do gênero, vc vai encontrar uma maior facilidade em encaixar as manobras devido o seu treino com o Saga, e o Saga compensa pq todos os jogadores no começo batem o yoyo no chão mtas vezes inclusive chegando a quebrar o yoyo em alguns casos... e o Saga por ser mais barato compensa... em bom português... se for pra quebrar q se quebre aquilo q é mais fácil de repor...

Acho q é mais ou menos isso... se estiver errado podem me corrigir,
Espero ter ajudado

-Sampa Yoers Team-
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Realmente muito obrigado pelas respostas. Levando em conta o fato de que eu já encomendei o Saga, vou iniciar na modalidade 1A mesmo. Andei dando uma olhada no site da Vulto e achei bastante interessante o modelo "Yoyojam Hybrid Hitman", é uma boa opção para substituição posterior do meu Saga? Quais as "características" dele?

Outra coisa, gostaria de alguma sugestão sobre Yoyos da categoria 2A, alguns sites e modelos de preferência. Não estou a procura de nada muito caro, já que ainda não tenho "personalidade" formada em relação à Yoyos. Quero analisar bem as duas categorias e depois me decidir por uma delas (ou quem sabe, as duas =P).

Obrigado novamente.
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

O Hitman Hibrifo é um bom yoyo... você pode descobrir por que ele é hibrido em uma das liçoes sobre sistema de retorno que eu escrevi em um dos topicos... eu uso um hitman normal, e adoro ele...
Se vc quiser yoyos de 2A, apenas pra brincar, os Fever, ou os Dracco são legais.. são yoyos "comuns"..
Em termos de yoyos mais sofisticados, utilizado para manobras mais complexas e para competiçao..
Tem os Raiders da Yomega, os Sunset Trajectories e Kamaitachis da YoYoJam, e os Speed Beetles da Duncan(esses sao os mais baratos)... todos esses sao importados e possuem rolamentos ou transaxle...
Vc pode ver esses yoyos nas lojas gringas... www.yoyoguy.com www.extremespin.com
[]
Barco
Sampa Yoers
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Acho que todas minhas dúvidas foram respondidas. Muito obrigado pela atenção, vou esperar meu Saga chegar e então encomendarei um Fever apenas para "brincar" como você mesmo falou. =]
Daywalker
Mensagens: 123
Registrado em: 11 Dez 2004, 23:26
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Daywalker »

Bom, como o Barco eu tbm uso um Hitman normal, tbm adoro meu yoyo, o Hitman híbrido me parece ser um bom yoyo, só q como vc não quer nada mto caro, acho meio fora do seu alcance, pq o Hitman híbrido, pelo menos eu achei caro... yoyos de 2A o Barco já disse tudo... sistemas de retorno ele já disse tudo em outros tópicos... bom, falando das características de design do Hitman híbrido em relação ao Saga... o Hitman tem um gap bem maior, eu acho o Saga mais leve do q o Hitman, ou seja, o Hitman é um yoyo pra uma jogabilidade mais lenta, uma precisão maior na manobra, se vc descobrir q prefere uma maior velocidade na manobra, pra freestyles mais enérgicos e emocionantes(foi mal a escolha de palavras mas foi o q eu consegui escrever, hehehehehehe) recomendo um FreeHand Zero, ou algum yoyo da empresa Duncan, q usam como sistema de retorno os Friction Stickers, ao invés dos O-Rings do Hitman, da empresa Yoyojam... vide os posts sobre sistemas de retorno, hehehehehehehehe

-Sampa Yoers Team-
Malefico
Mensagens: 388
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Recife-PE

Mensagem por Malefico »

Primeiro, vou comentar esse comentario..
Daywalker escreveu: o Hitman é um yoyo pra uma jogabilidade mais lenta, uma precisão maior na manobra, se vc descobrir q prefere uma maior velocidade na manobra, pra freestyles mais enérgicos e emocionantes(foi mal a escolha de palavras mas foi o q eu consegui escrever, hehehehehehe) recomendo um FreeHand Zero, ou algum yoyo da empresa Duncan, q usam como sistema de retorno os Friction Stickers, ao invés dos O-Rings do Hitman, da empresa Yoyojam... vide os posts sobre sistemas de retorno, hehehehehehehehe

-Sampa Yoers Team-
Velho, eu axo q foste equivocado nesse comentario, na verdade, pelo menos para mim, e pelo que leio e pelo que ja joguei, o hitman é bem mais rapido que o Freehand zero, os yoyojam sao de jogabilidade mais rapida, mais intensa; os duncan sao de jogabilidade mais lenta e mais suaves, saka??

Segundo - cara, põe ae seu msn ou me adiciona, sou de recife-PE, qualquer dia podiamos marcar de ir jogar com a turma daqui de recife tb, ou ir pra ai pra joao pessoa * ja que tenho familia ai* ...

Ah, e o hitman eh mto bom msm vei , eu tinha um =]].Agora eu tenho um mini-mo pq n tinha mais na bumerangue.com o hitman....

*se eu falei alguma besteira, me perdoem ^^.

Flw.
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Meu msn é eu_e_myself@hotmail.com pra quem quiser me adicionar =P
Bom, como o Barco eu tbm uso um Hitman normal, tbm adoro meu yoyo, o Hitman híbrido me parece ser um bom yoyo, só q como vc não quer nada mto caro, acho meio fora do seu alcance, pq o Hitman híbrido, pelo menos eu achei caro...
O que você disse realmente é verdade, não estou procurando nada muito caro agora no ínicio. Mas se eu realmente for me tornar um Yoer de verdade =P, não em incomodaria em pagar os R$150,00 pelo Yoyo. Eu gostaria de saber mesmo a diferença entre um Hitman "normal" e um Híbrido, incluindo diferença de preço e se faz realmente muito diferença na jogabilidade.
dennysfilth
Mensagens: 115
Registrado em: 02 Abr 2004, 22:48
Localização: maravilha sc

Mensagem por dennysfilth »

o hitman normal usa como sistema de retorno duplo o-rings, que sao anéis de borracha encaixados no corpo do ioio. O hitman hibrido, como o nome ja diz eh hibrido ;} ele usa alem de um o-ring um outro tipo de retorno no outro lado, sao starbusts - ranhuras feitas quando o plastico é injetado- este é o mesmo sistema de retorno do seu saga. Pelo oq eu saiba o hibrido é menos responsivo, ou seja, volta mais dificilmente pra mão. Acho q é isso...
Daywalker
Mensagens: 123
Registrado em: 11 Dez 2004, 23:26
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Daywalker »

Malefico escreveu:Primeiro, vou comentar esse comentario..
Daywalker escreveu: o Hitman é um yoyo pra uma jogabilidade mais lenta, uma precisão maior na manobra, se vc descobrir q prefere uma maior velocidade na manobra, pra freestyles mais enérgicos e emocionantes(foi mal a escolha de palavras mas foi o q eu consegui escrever, hehehehehehe) recomendo um FreeHand Zero, ou algum yoyo da empresa Duncan, q usam como sistema de retorno os Friction Stickers, ao invés dos O-Rings do Hitman, da empresa Yoyojam... vide os posts sobre sistemas de retorno, hehehehehehehehe

-Sampa Yoers Team-
Velho, eu axo q foste equivocado nesse comentario, na verdade, pelo menos para mim, e pelo que leio e pelo que ja joguei, o hitman é bem mais rapido que o Freehand zero, os yoyojam sao de jogabilidade mais rapida, mais intensa; os duncan sao de jogabilidade mais lenta e mais suaves, saka??

Segundo - cara, põe ae seu msn ou me adiciona, sou de recife-PE, qualquer dia podiamos marcar de ir jogar com a turma daqui de recife tb, ou ir pra ai pra joao pessoa * ja que tenho familia ai* ...

Ah, e o hitman eh mto bom msm vei , eu tinha um =]].Agora eu tenho um mini-mo pq n tinha mais na bumerangue.com o hitman....

*se eu falei alguma besteira, me perdoem ^^.

Flw.
Ah, não sei... eu achei o FHZ mais rápido q o Hitman... mas acho q varia de jogador pra jogador... é uq eu disse lá em cima, o famoso estilo de jogo


-Sampa Yoers Team-
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

O yoyo em si nao é mais rapido... o HM é beem mais veloz q o FHZ... mas acho q o FHZ permite uma jogabilidade mais rapida... por causa do peso... que é bem menor...
[]
Barco
superlocao
Mensagens: 153
Registrado em: 26 Fev 2005, 02:54
Localização: curitiba PR

Mensagem por superlocao »

ai onde q tem esses yos da dracco? eles sao bons pra jogar 2A( iniciante em 2a) sao melhores q os fever? eh q eu nunca vi pra comprar esses draccos .. pq ja li q eles vendem ateh em baquinha de revista...

valeu
Barco
Mensagens: 1880
Registrado em: 31 Ago 2004, 20:10
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Barco »

Ih, cara.. eu jah vi vendendo na propria, Fever...
Mas vende em lugares aleatorios... bancas de jornal.. lojinhas de brinquedo..
Tu vai ter que fuçar!^^
[]
bardomudo
Mensagens: 559
Registrado em: 20 Mai 2005, 21:47
Localização: João Pessoa - PB
Contato:

Mensagem por bardomudo »

Fiz o pedido e meu Saga e meu Wood Fever já devem estar chegando em breve =P. Pra vocês nem deve ser grande coisa mas eu estou bastante ansioso xD~~


\o/
RFPaes
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Mar 2003, 21:00
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por RFPaes »

Teoricamente, o rolamento pequeno dos ioiôs da duncan fazem o ioio girar mais rapido do que o rolamento grande da yoyojam
Nao sei direito pq, mas acho que seja uma combinação do gap menor e rolamento menor X rolamento grande e gap grande
O tempo de dorminho com certeza é menor por causa dor aros de peso dos Yoyojam, mas nada que uma boa modificação em um Freehand Zero ou Mosquito não resolva
É só
superlocao
Mensagens: 153
Registrado em: 26 Fev 2005, 02:54
Localização: curitiba PR

Mensagem por superlocao »

ai meu nao acho q os yyj soh girem mais por causa do aro de peso.. pq o meu LF gira muito mais q todos os FH0 q eu ja joguei... mas como td mundo diz.. eh questao de estilo de jogo.. pq um yyj eh muito diferente de um duncan... soh depende d qual vc se adapta melhor...
RFPaes
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Mar 2003, 21:00
Localização: Goiânia - GO

Mensagem por RFPaes »

Po. Os freehand que vc jogou que devem ser ruins então. Eu tenho 6 freehands, entre freehand 1, hyper e zeros, só um deles nao é recessed, e lyn fury nenhum roda tanto quanto qualquer um desses
Eu achei o lyn fury leve demais e eu tenho pavor de duplo o-ring
Responder