Matrix Revolutions estréia amanhã e o produtor Joel Silver, que tanto elevou as expectativas em torno de Matrix Reloaded, disses suas últimas palavras para promover o encerramento da saga cibernética no cinema. Em entrevista ao site C.H.U.D., Silver explicou mais uma vez como a trilogia foi estruturada pelos irmãos Wachowski e porquê Reloaded foi um filme tão diferente do Matrx original: “O segundo filme foi muito filosófico. Ele possui uma grande discussão em seu interior sobre os caminhos que uma pessoa pode tomar para seguir numa jornada e alcançar seu evento final, mas isto é deixado totalmente em aberto. Além disso, eles marcaram um grande ponto no segundo filme derrubando o primeiro. Eles praticamente negam a Profecia, negam o Oráculo e terminam negando tudo que você já viu até então”.
Se Matrix foi o filme da “descoberta”, para Silver Reloaded reinicia toda a história e Revolutions é a “resolução” dela – por isto ele o considera o mais satisfatório filme da franquia. “É um filme de guerra. É uma revista em quadrinhos gigante. A luta entre Neo e Smith é a luta clássica dos quadrinhos que nós temos visto ou lido por todas as nossas vidas. Portanto, [os Wachoswki] quiseram um caminho muito mais limpo neste último filme”, conta.
O produtor assistiu ao filme só uma vez até agora, pois a versão final ficou pronta pouco tempo antes de as cópias serem distribuídas aos cinemas. Embora tenha o apreciado bastante, ele acredita que nada vai se comparar à experiência de assistir os três filmes juntos. Para isso, ele e os irmãos Wachowski já têm planos para lançar uma edição especial da trilogia em DVD no segundo semestre de 2004. E não será apenas uma coleção. Segundo Silver, o primeiro longa terá seus negativos retransferidos para o formato digital e os três filmes terão links entre suas cenas que levam a seqüências feitas somente para o jogo Enter the Matrix e também para outras atrações, como o curta O Vôo Final de Osiris, da série Animatrix. Todo o material combinado levará o espectador a entender várias deixas dos filmes e agrupar todo o processo criativo por trás dos produtos da franquia. “Haverá uma espécie de ícone que leva você direto para as cenas do videogame e depois de volta ao filme. Será possível seguir tudo isso e fazer um monte de coisas que [os Wachowski] sempre quiseram fazer, portanto, haverá um grande lançamento no segundo semestre”.
Para quem não quiser esperar, Silver adianta que Matrix Revolutions sai em DVD até maio.



