ressuscitando rolamentos.....

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

ressuscitando rolamentos.....

Mensagem por rafa »

bom galera,

bolei um processo que trouxe uma vida nova a um rolamento que estava praticamente inutilizável... (chutei o balde, pois o mesmo encontrava-se em situação catastrófica e pior não poderia ficar)

é preciso ser persistente e paciente, pois enche o saco...

Vamos lá:

- Pingue gotas de polidor líquido em seu rolamento sem blindagens, em seguida coloque-o em algum "turbinador".

- Não deixe processando por muito tempo, pois o produto encraquetará nas esferas.

- Imediatamente coloque o rol em um tubinho com seu produto químico de limpeza preferido.

- Chacoalhe, chacoalhe e chacoalhe... (não se apavorem com a sujeira!)

obs: tenha sempre 2 tubinhos limpos em mãos

- Passe o rolamento para um tubinho com o produto limpo....

- chega de passo-a-passo: use o bom senso, limpe quantas vezes forem necessárias, utilize desengripantes, óleos, limpe e re-limpe!

levei um dia inteiro mas valeu a pena: meu rolamento surgiu das trevas e está apavorante!

abraços, valeu!
Editado pela última vez por rafa em 08 Set 2004, 15:41, em um total de 1 vez.
syntax
Mensagens: 272
Registrado em: 18 Jan 2004, 18:25
Localização: Campinas
Contato:

Mensagem por syntax »

Você acredita que hoje mesmo estava me perguntando como será que todos fazem quando possuem muitos yoyos?

po pq nem rola ficar dando manutencao em todos os rols de todos os meus yoyos

entao geralmente ele fica enferrujadao. e só vo limpar quando eu quero usar o yo, e quando é yoyojam ainda eu nem limpo pego um rol bom e uso

isso é uma boa heim


bom topico
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Acho que o jeito é conservar os rolamentos com um pouquinho de óleo mesmo... Ainda que prejudique um pouco o giro, eles duram muuuuuuito...
Rodrigo
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Jul 2002, 21:00
Localização: Petrópolis - RJ
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

tenho vários ioiôs.. mas não jogo com todos (óbivio) ...

tenho os ioios específicos para "ralação", o resto deles deixo com o rolamento bem lubrificado e sem corda !!!

Isso os deixa bem protegidos contra a ação da umidade.

Já os ioiôs de "trabalho" ( todos eles 2YR's, hehehe .. ) faço a limpeza periódica, uso gasolina somente e depois dou um giro nele com um pequeno motor de máquina de costura !

Valeu !
Xraven
Mensagens: 490
Registrado em: 07 Jan 2004, 19:49
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Mensagem por Xraven »

ai povo

tenho um potinho com oleo singer em minha malinha de yoyo, e todos os yoyo que nao jogo, fican sem rolamento no case, e os rolamentos fican no poti mergulhado no oleo, ajo qua assim a impossivel de emferrugar. como a maoira é yoyo jan se quiser outro yoyo e troco o rolamento kk
rafa
Mensagens: 1090
Registrado em: 25 Fev 2003, 21:00
Localização: Bento Gonçalves - RS
Contato:

Mensagem por rafa »

acho q isso é um problema para todos!

legal as dicas da galera: guardar os ioios sem cordas (alguém sabe pq cria ferrugem mais rápido?), conservar os rolamentos em oleo, etc...

se alguém tiver mais idéias vamos dividir com o povo!

"VAMOS COMBATER O MUNDO DAS CÁRIES, digo, DAS FERRUGENS!!!"
SidPires
Mensagens: 1427
Registrado em: 30 Nov 2003, 14:08
Localização: Porto Alegre

Mensagem por SidPires »

cara meus rolamentos sao perfeitos nunca enferrujaraum
quando da alguma problema como no hm eu ponho oleo
e acaba com isso
e sempre eh melhor guardar o ioio num lugar onde naum pegue mt pó

IaC S!d
JohnnySM
Mensagens: 1023
Registrado em: 20 Nov 2003, 14:43
Localização: Santa Maria- RS
Contato:

Mensagem por JohnnySM »

:)) o rolamento do meu maelstrom tava podrao por dentro nem girava mais, agora parece que destravou, so que nao gira suavemente como antes, da umas trancada...
vo tentar mais umas 3 vezes isso, vai que ressuscita Imagem
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Os meus rolamentos estão todos bala!!!
Conservo-os com um pouco de óleo.
Os que estão nos io-iôs, guardo com cordinha mesmo, mas numa malinha com um saquinho de silica gel. Além disso, eles sempre têm um pouquinho de óleo Singer para proteger da ferrugem.
Mamari
Mensagens: 183
Registrado em: 19 Jun 2004, 10:33
Localização: Rio de Janeiro/Jacarepaguá

Mensagem por Mamari »

Guardo os yos que não uso ficam abertos. Os rolamentos (3) ficam em um potinho de filme fotográfico com óleo Singer.

O yo que está em uso fica guardado num ZipLoc (saco plástico com feixo) junto com 2 saquinhos de silica gel, o rolamento seco e cordinha. Isso durante a semana. O resto do tempo o yo fica no meu bolso, pasta, mochila... dentro de um saco de pano.

Abraço!
all
Mensagens: 241
Registrado em: 04 Jul 2004, 11:31
Localização: Florianópolis/SC

Mensagem por all »

meu rolamento tava inferrujando.. quando eu girava com o dedo ele jah dava umas travadona.. ai eu passei polidor de carro dentro e girei um poco na furadera.. fico bem melhor neim trava mais como antes..
=P
Responder