kepler

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
paulopanko

kepler

Mensagem por paulopanko »

opa, eu tnho um timeless kepler. eu ´posso fazer a secagem nele normal? com fluido de isqueiro zippo?

pelas explicaçoes de vcs, entendi q tnho q pegar uma caixinha de revelar filme, enxer de fluido de isqueiro, botar o rolamento inteiro dentro, sem desmontar, e tampar o potinho. Chacoalhar por 20 minutos, tirar o rolamento de dentro e deixar secar por 2 horas. dpois botar um pinguinho de óleo dentro, girar o rolamento e botar no yoyo.

depois de chacoalhar o yoyo, e deixa lo secando, nao posso usar toalha? e qual óleo deverei usar?
Rato

Mensagem por Rato »

nao precisa chaqualhar por 20 minutos, apenas da umas chacoalhadas e estara bom. nao precisa desmontar ( tirar blindagens). é aconselhavel secar com papel toalha, ou algo q nao solte sugerinhas, pois pode entrar pela blindagem e travar o rolamento. e o oleo, se o rox for inox nem precisa, mas se nao for é bom usar. usa oleo fino, nao sei o nome, mas sei que é da singer que eu uso
paulopanko

rol

como posso saber se o rol é de inox, ou de cerâmica? o rolamento de fabrica do kepler é de ceramica?

valeu
samovar

Mensagem por samovar »

vc destingue pelo preço, hahahahah.
um rol ceramico eh quase o preço de um yoyo novo (em torno de 65 reais), e não o de fabrica da timeless (se você não pediu extra) são de aço cromo...
maximus

Mensagem por maximus »

eu falei c/ Jones Roger.
por telefone p/ tirar duvidas sobre o kepler.
o yoyo vem c/ rol de aço padrao.
o rol de inox e 15,00 reais a parte.
o rol de ceranica e 35,00 a parte.
mas neum deles sao KK.

eu fiz um pedido c/ o barco de rol kk ceranico na yyn.
e este rol sairia por uma bagatela de 70,00 reais cada.
devido a um valor muito alto eu pedi os rol da yyf de inox mas nao kk.
na minha o piniao dependendo do gap do yoyo, rol kk nao e muito interesante.
o de ceramica nao sei pois nao tenho ainda.
mas ate onde eu entendi rol de ceramica nao pode ser seco.
oliveirayoyo

Mensagem por oliveirayoyo »

eu tenho um de ceramica.

sequei e nao tive problema algum.

ja ta comigo a quase um ano e ta rodando normal.
skyer

Mensagem por skyer »

oliveirayoyo escreveu:eu tenho um de ceramica.

sorte sua que ainda ta inteiro, pq secar rol de ceramica é burrice :-?
oliveirayoyo

gustavoioio escreveu:
oliveirayoyo escreveu:eu tenho um de ceramica.

sorte sua que ainda ta inteiro, pq secar rol de ceramica é burrice :-?
será burrice mesmo?

pois o proprio frank dif-e-yo diz o contrario.

mande um e-mail pra ele e vê se ele diz que é burrice.

eu acho o seguinte:

só pode falar quem tem um rol ceramico e ja fez a experiencia.

o resto é melhor nao falar nada.
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

vejam

ceramica, o que vem a ser a ceramica, ceramica é louça, lajota, porcelana ceramica é isso um pouco mais duro, simplesmente isso

a privada, a pia, o prato, o piso sao de ceramica, porcelanato, são limpos com alcool, veja, ajax e mais um monte de produtos, tudo numa boa, nao derrete nada por causa disso

cuidado com o senso comum, ceramica é usado em pastilhas de usinagem em rotações que passam os 10 mil, ceramica é utilizada em usinagem de titanio e metal duro. muitas vezes com adição de varios fluidos bem corrosivos e isso nada altera no material.

uma secagensinha com fluido de isqueiro ou alcool isopropilico, ou melhor, centenas de secagens nao farão nada no rolamento.

mas eu sei que eu falar aqui nao vai adiantar

pois bem

existe um site indexador de artigos cientificos bem facil de ser utilizado, se chama scielo, lá encontramos varias revistas cientificas de conceito A internacional, e eventualmente varios artigos de engenharia de materiais, podemos buscar pelas palavras chave: rolamento de ceramica e lubrificação, e tirarmos as duvidas sobre se é interessante operar a ceramica com ou sem lubrificação.

se nao for de bom grado é possivel fazer um teste, pegarmos 15 rolamentos de ceramica lubrificados, e 15 que foram secos, testar o desempenho deles durante 6 meses fazendo testes de performance antes, durante e depois desse periodo. podemos validar um teste simples através do dorminhoco do rolamento, do ruido do rolamento, talvez incluir uma tabela de vibração para ter varios parametros para serem analisados.

feito esses ensaios podemos pegar os resultados e inserir num programa de estatistica, para verificarmos se existe correlação entre os dados. se 95% ou mais dos rolamentos nao tiveram alterações no desempenho ou até melhoraram é por que secar nao traz nenhum maleficio, se tivermos uma porcentagem entre 85% e 94% secar o rolamento pode trazer algum maleficio. e se a porcentagem for menor que 85%, ai definitivamente naõ é interessante secar o rolamento. se bem feitinho pode render até uma monografia de conclusão de curso de engenharia.

se ainda assim persistem as duvidas podemos entrar no site da capes www.capes.gov.br e pesquisar mais e mais artigos. (pra quem nao conhece esse site contem toda a ciencia produzida no Brasil e no mundo, e o governo gasta milhões pra manter isso atualizado, serve pra tirar duvidas de qualquer assunto).

espero ter esclarecido qualquer duvida sobre rolamentos em ceramica

e respondendo ao topico, o rolamento que estava vindo no kepler era o normal, porem começaremos a vender ele preferencialemnte com rolamento em inox por apresentar um excelente desempenho, o rolamento em ceramica tambem apresenta um otimo desempenho.
oliveirayoyo

é jones, o pior é que depois dessa explicação sensacional que vc nos deu, ainda vai ter gente aqui no topico dizendo que é burrice secar rolamentos ceramicos.
tufaopatola2
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

pois eh ! cerâmica não é açucar !!!

t++
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

De fato, não há problemas em secar rolamentos de cerâmica...

Algumas coisas que eu gostaria de dizer são:

Rolamentos Secos são mais propensos a altas vibrações

Cerâmica apesar de resistente, quebra

Altas Vibrações aumentam a chance da cerâmica quebrar

O rolamento que se usa em yoyo não é de cerâmica. Contêm apenas esferas de cerâmica.

Ou alguém aqui já pagou R$100 por um rolamento todo cerâmico?

Assim, dá pra concluir que secar rolamentos de esferas cerâmicas é completamente válido. Apesar de diminuir mais a vida útil do rol do que com um rolamento de aço..

Abs
paulopanko

dorminhoco

agora mudando totalmente do assunto do rol de ceramica, alguém q tenha um kepler, sabe mais ou menos quanto tempo ele permanece no dorminhoco?

OBS: com as peças originais, vindas de fabrica.
PedroRosa [Desativado]

Mensagem por PedroRosa [Desativado] »

Bom, o meu fico 3 min rodando, mas fazendo manobra, da o suficiente pra vc fazer um combo GRANDE.
Mas com rol de inox ele dorme um pouquinho mais...
paulopanko

:~]

valeu ai pela resposta pedro. vi teus videos no youtube com o keplr, fico bem legal!
paulopanko

se alguem conhecer um site de vendas de yoyos e peças (brasileiro), por favor me passa o link ou o site mesmo!

valeu
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

paulopanko escreveu:se alguem conhecer um site de vendas de yoyos e peças (brasileiro), por favor me passa o link ou o site mesmo!

valeu

bem, tem kzaverde, artistica e a vulto

mas no caso se vc quiser equipar o seu kepler porde ser direto com agente (eu ou o forest)

temos rolamento em esfera de ceramica e inox (medidas timeless, h-spin e spyy) e sistemas de retorno em silicone e viton para yoyojam e timeless.

alem de cordas, eixos, e peças relacionadas.

abraços
paulopanko

valeu!
Responder