criaçao de yoyos

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
vinicius2D

criaçao de yoyos

Mensagem por vinicius2D »

fala galera
entao domingao tava voltado do encontro do ibirapuera com o yassukuni e estavamos discutindo sobre quanto sai pra fase um yoyo de ouro de prata e tals

ai tava penssando aki
po no brasil tem tao poucas marcas d yoyo [timeless, fenix, fever, vulto e by]
e la nos E.U.A tem mtaaas: yoyofactory. duncan, yoyojam, e por ai vai

eu qria sabe ai do pessoal qual a grande dificuldade de se criar um yoyo aki no brasil

flw
tufaopatola2
Contato:

Mensagem por tufaopatola2 »

Material, projeto, mão de obra com preço muito elevado, e pouco retorno ! estas normalmente são as dificuldades de se fabricar um ioio por aki. mas quem poderá responder com mais precisão, são os que ja fabricaram aqui no brasil !! t++
gonzaga
Contato:

Mensagem por gonzaga »

Tufão, é isto mesmo..... só para ter uma idéia o fenix buterfly q é um ioio q vende razoavelmente bem a nossa ideia é q o retorno do investimento seja em 5 anos...... isso porque o molde é de um custo bem elevado, creio q os ioios de metal sejam mais baratos no investimento porem o custo de produçao é bem maior.

gonzaga
ioio fenix
JONES
Contato:

Mensagem por JONES »

cara

pra mim o dificil é o investimento e o projeto, o negocio ir pro papel é dificilimo, sair do papel precisa investir uma grana, nos estados unidos o pessoal tem dinheiro pra investir nisso, e um mercado pra vender.

no brasil quem é que pode pagar mais de 10 reais num yoyo? quem dirá 85 que é o mais em conta da timeless.

ai o processo acaba ficando muito lento

fazer um yoyo de plastico sai no minimo 20 mil reais, quem tem essa grana prefere comprar um carro, dar entrada numa casa do que investir num yoyo.

talvez seja essa uma das razões pela qual não se tem tantas marcas no brasil.

o yoyo de aluminio é mais em conta, eu diria que com uns 5 ou 6 mil reais já da pra pensar em começar.

mas ai é 5 ou 6 mil reais sempre que for fazer. como o gonzaga disse o custo do projeto é menor, mas o custo de produção é alto.

no final das contas as dificuldades são as mesmas.

quanto aos yoyos de metais nobres, precisa fazer o primeiro, tem que ter um fornecedor desse tipo de serviço, o que ainda não encontrei.

espero ter ajudado a tirar suas duvidas.
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

Vou juntar um pouco de cada resposta... e colocar aqui as minhas experências...

Os EUA não tem TANTAS marcas assim.. Algumas são Européias, outras Asiáticas. Ainda assim, a maioria delas, são como a BY, ou a Timeless. Não são pessoas que v ivem apenas de yoyo, mas pessoas que fazem pelo amor, pelo prazer de fazer, apostando num futuro, ou simplesmente felizes como estão.

Ainda assim, é inegável que os Norte Americanos são mais empreendedores que os Brasileiros, assim como mais consumistas. Tem uma frase que eu adoro: "Se tem alguém que fabrica, tem alguém que compra."

E não adianta dizer que lá os custos são mais baixos, porque não são. Os custos nos EUA são tão altos quanto aqui. Só que o mercado pra yoyos lá é maior que aqui.

Fazer um yoyo necessita de alguns passos. São eles:

1. A Idéia - Essa fase é quando tudo começa. A BY começou num bate papo entre amigos... E vieram surgindo idéias de um yoyo legal, como seria, etc...

2. Planejamento de Projeto - Aqui, literalmente, se coloca as coisas no papel. Sem brincadeira. Eu peguei uma folha e comecei a escrever as medidas, peso, materiais, acabamentos... Depois, fiz desenhos de como eu gostaria que fosse.

3. Pré-Execução - Aqui, a gente decide como vai ser feito o yoyo. E é aqui que a maioria das pessoas para. Vai ser torneado? Vai ser injetado? Será feito de alguma outra forma? Quais os fornecedores? E os prestadores de serviço? Já sabemos e anotamos tudo? Quanto será gasto? Essa pergunta desmorona todas as idéias... Começar a fazer um yoyo com menos de R$ 600 reais é impossível (UM yoyo).

4. Digitalização - Todas as empresas fornecedoras de serviços trabalham com projetos digitais. Não adianta falar como vc quer o produto. Você tem que desenhar num software 3D. Isso vai te ajudar, também a calcular peso, distribuição. Tem que ser muito bem planejado. Assim, se der algo errado no primeiro protótipo, outro não precisará ser feito do zero.

5. Produção - Essa é a fase decisória. Se chegamos até aqui, não tem volta. Material comprado, torneamento/injeção/etc encomendado, entrada dedinheiro dada... Dependendo da habilidade e Sorte, será necessário apenas 1 protótipo. Quanto mais protótipos, mais caro...

6. Acabamento - Já chegamos até aqui, precisamos decidir o que será feito com essas metades de yoyos que temos. Vai ser necessário algum acabamento? Anodização, jateamento, polimento, texturização, gravação...

7. Montagem - Aqui, compra-se as partes finais do yoyo. Rolamentos e Eixos, e monta-se para venda. É a parte mais gratificante.

Daí pra frente, é só alegria...

Eu só tentei ilustrar que não é fácil fazer um yoyo. É necessário conhecimentos técnicos, além de algumas noções de matemática e física (por isso, estudem), mao de obra qualificada, matéria prima... Algumas das principais dificuldades são:

1. Conhecimento Técnico - É fruto de estudos, observações, alguns cálculos... Não é só juntar 2 metades e sair jogando. Isso demanda tempo, eventualmente dinheiro... Mas é muito possível de se adquirir. É só querer.

2. Mão de Obra - Infelizmente, mão de obra no Brasil, nesse ramo, é PÉSSIMA. 90% das pessoas que prestam serviço de mecânica não tem 1/10 do conhecimento da própria profissão. São curiosos. Gente bitolada que só faz o que o curso ensina. Felizmente, o pessoal que torneou o Energy era muito competente. Mas até eu encontrá-los, eu ouvi muito "Não dá pra fazer", "Esse formato, só injetado", "Eu não sei fazer isso". Eu queria mandar gravar o Energy a Laser... Não achei 1 casa de gravação que fizesse desenhos em superfície curva... Eles diziam que só era possível em superfície plana. Quando mandei anodizar, queria uns Splashes, ou desenhos... mesma coisa... "Não dá pra fazer", "Só uma cor", "Anodização não pintura a dedo"...

Tudo o que eu queria fazer, era possível. A YYF faz. Infelizmente, mão de obra no Brasil é MUITO ruim, e isso dificulta MUITO. Quem sabe fazer, cobra bem caro. Já diz o ditado: "Em terra de cego, quem tem olho é rei".

3. Matéria Prima - Dependendo da matéria prima, o Brasil tem em abundância, como o Alumínio, e o Delrin. Celcon é mais difícil de ser encontrado e, não raro, as empresas não sabem nem o que elas estão injetando. Sabem apenas que é Plástico pra Injeção.

Acho que é isso...

Com produtos bons, a preços acessíveis e boas ações de venda, até caca de nariz pode ser vendida.

Preço bom não é yoyo a 50 reais. Afinal, ninguém, nem nos EUA, começa a jogar yoyo com Hectic.... Todo mundo começa no yoyo de 15 dolares... Aí, pega gosto e vai comprando... Que nem nós. Quer popularizar? Quer vender?? Tem que fazer um yoyo a 15 reais. E BOM! Não adianta fazer essas porcarias eixo fixo que comem corda, e uma jogada mais forte quebra o negócio.

Investimento também quebra as pernas... Pra um yoyo torneado, você vai precisar de, pelo menos, R$4.000... E disciplina pra não gastar nada, pra poder aumentar a produção na próxima remessa, diminuindo o preço de produção por unidade, como disse o Jones. Se não, cada vez que for fazer, é R$4.000 e a produção não cresce.

Pra um yoyo injetado, começamos a brincar na casa dos R$30.000. O preço por yoyo é muito mais barato. Mas o investimento inicial é bem mais caro, O retorno, como disse o gonzaga, fica pra uns 5 anos. Dependendo de você, fica em menos, ou mais...

Então, pra concluir, o que dificulta a produção Brasileira de yoyos é:

1. Falta de conhecimento técnico
2. Preço Alto de produção
3. Má qualidade da prestação de serviços de produção
4. Falta de visão de mercado.
5. Falta de empreendedorismo

Qualquer coisa que for bem feita, dá retorno. De yoyo a coleta de lixo. De hospitais a times de futebol. É só ter a visão empreendedora, e os meios de produçao.

Valeu.

Desculpem o tópico gigante.

Um Abraço
vinicius2D

Mensagem por vinicius2D »

caraca entao eh por isso q no Brasil tem poucas marcas
afinal se so pra comessa precisa de 4 mil ai dificulta ngm tem essa gana pra paga na hora

e como disseram fica mis facil investi num carro do q em yoyos

mais eu ainda tenho a esperança q no Brasil havera mais marcas e q teremos mto mais jogadores ^^

flw

vlw pelo esclarecimento ^^
PedroRosa

Mensagem por PedroRosa »

Cara, em relação aos "velhos tempos" hoje em dia (pelo menos pra mim) tem BASTANTE ioiô nacional sim.
Você não sabe como era na época que tinha que comprar tudo da YYN ( ou pra quem morava em SP do Whip, Titi, Matsunaga que vendiam ioiôs da Duncan) dava um puta dum trampo, fora o custo e tudo mais...
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

PedroRosa escreveu:Cara, em relação aos "velhos tempos" hoje em dia (pelo menos pra mim) tem BASTANTE ioiô nacional sim.
Você não sabe como era na época que tinha que comprar tudo da YYN ( ou pra quem morava em SP do Whip, Titi, Matsunaga que vendiam ioiôs da Duncan) dava um puta dum trampo, fora o custo e tudo mais...
Na minha época, não existia YYN! =)

Era YoYoGuy, ExtremeSpin... e a galera da Duncan...

Só Saga e 2YR de 1A...

De fato, melhorou muito... e tende sempre a melhorar...

Se eu tivesse grana, hj... eu investiria em yoyos... facilmente...

Um Abraço
André_CHAPOLIN
Contato:

Mensagem por André_CHAPOLIN »

Barco escreveu:
PedroRosa escreveu:Cara, em relação aos "velhos tempos" hoje em dia (pelo menos pra mim) tem BASTANTE ioiô nacional sim.
Na minha época, não existia YYN! =)

Era YoYoGuy, ExtremeSpin... e a galera da Duncan...

Só Saga e 2YR de 1A...

De fato, melhorou muito... e tende sempre a melhorar...

Se eu tivesse grana, hj... eu investiria em yoyos... facilmente...

Um Abraço
Tu não produz mais Energy Barco!?
Barco
Contato:

Mensagem por Barco »

Eu fiz 50...

A intenção sempre foi fazer um yoyo por fazer.. pra brincar e ver no que dava...

Quase 1 ano depois... eu tenho 1 Energy aqui sobrando...

Pensei em fazer mais, mas eu to sem trampo, e veio o aperto, etc...

Agora que vou começar a trampar de novo, se a grana der, voltarão os projetos!!

De qualquer forma, valeu por lembrar!

Um Abraço
Responder