Pequena explicação sobre Lubrificantes

Novidades sobre ioiôs. Espaço para discutir lançamentos e tirar dúvidas sobre manutenção e cuidados. Tópicos sobre modificações, melhorias e acessórios.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Hugo
Contato:

Pequena explicação sobre Lubrificantes

Mensagem por Hugo »

Bom... Primeiro eu tenho que explicar que existem dois tipos de fluidos, os newtonianos e os não newtonianos. Os flúidos newtonianos são aqueles que permitem q uma camada deslize sobre a outra linearmente, como a água. Os não newtonianos não permitem que uma camada deslize tão suavemente sobre a outra, e causa turbulências. São essas turbulências que permitem o ioiô subir quando se dá um puxão quando lubrificados. A turbulência permite que a velocidade de rotação do ioiô diminua e que o atrito seja suficiente pro ioiô voltar. Como o pessoal geralmente não gosta que o ioiô volte, geralmente secam o rolamento, o que pode acabar danificando-o. Uma solução beeeem mais inteligente, seria a de usar um fluido newtoniano para a proteção do rolamento, que permitiria um deslize do rolamento bem mais eficiente. Aqui tem uma imagem que mostra o comportamento de um fluido newtoniano: Imagem
e aqui o comportamento de um fluido ñ newtoniano: Imagem
Portanto, o que se deve fazer para manter a maior eficiência tempo de durminhoco/conservação do rolamento, é utlizar um fluido newtoniano para a proteção, lembrando que quanto menos a quantidade, menor a turbulência, pois menor é o numero de camadas do fluido. Portanto, novamente, o melhor a fazer é utilizar um fluido newtoniano (alguns óleos finos e outros materias um pouco mais densos, como vaselina sólida) diluído e sem exagero no rolamento. O que eu faço é o seguinte. Eu limpo meu rolamento, e depois aplico em um potinho com solvente um poukiiiiinho de algum óleo fino (como o singer, ja indicado pelo amigo daniel) e ponho meu rolamento lá dentro, só por alguns segundos. Dessa maneira, as camadas de óleo vão sendo depositadas à medida em que o solvente evapora (portanto, quanto mais limpo o solvente melhor: eu utilizo alcool isopropílico absoluto, balocado do meu ex-laboratório) tornando a estrutura bem uniforme e coerente. Assim o meu rolamento fica bem protegido e dormindo por bastante tempo também. Espero ter conseguido expor o que eu queria, e tirado a maldita pergunta de "mas lubrificado ele nao deveria dormir mais?" da cabeça de todos.
BaNdAiD
Contato:

Mensagem por BaNdAiD »

po cara...du caralho a aula!!....mas me responde uma coisa...qual solvente vc usa p limpar o rolamento o qual solvente vc usa na hora de dar aquela lubrificada com o oleo fino??..Valeu!
Hugo
Contato:

Mensagem por Hugo »

uso o alcool isopropílico pros dois! :)
RFPaes

Mensagem por RFPaes »

Putz Hugo, depois do Matsunaga ter garantido a vaga dele no céu por conta da tradução do glossário, vc já ta com meio caminho andado já tb
:)
Cara, fluido de zippo tb funcionaria nesse caso???
Parabéns pela aula
FUI
Sprout

Mensagem por Sprout »

Caramba Hugo nessa você arrasou mesmo heim.
Brigadão pela aula ae.
concordo com o que o Rodolfo falou vc garantiu sua vaga no céu já

Ah eu limpo tbm com alcool isopripílico dependendo da necessidade mixto com thinner.
e lubrifico com uma mistura de vaselina sólida com pó de grafite em Spray
Fica bem macio e dorme legal tbm.
Mas faz uma sujeira hehehehe

Abraço

Sprout
Li_Shaoran
Contato:

Mensagem por Li_Shaoran »

estudar, estudar, estudar, estudar...................
Hugo
Contato:

Mensagem por Hugo »

Rodolfo, o fluído de zippo serviria como solvente sim, mas particularmente eu acho mto fedido! :D hehehe
_dead_rick_
Contato:

Mensagem por _dead_rick_ »

nossa hehehe, + ai... rola d seca o rolamento, e depois com o rolamento seco, aplicar algumas gotas d óleo?
fika bom?
(eu faço isso)
isso protege o rolamento?
_dead_rick_
Contato:

Mensagem por _dead_rick_ »

ai hugo, me responde
RFPaes

Mensagem por RFPaes »

Henrique
Eu to fazendo um esquema assim no rolamento do meu NM2
Seco totalmente o rolamento, depois coloco uma gotinha de oleo singer e rodo com o dedo pra espalhar um pouco. Depois coloco uma gotinha de querosene no rolamento, rodo um pouco com o dedo mesmo e deixo secar. fica bom pra caramba. Protege o rolamento e mesmo assim ele nao estoura. Muito loko
Hugo
Contato:

Mensagem por Hugo »

É isso aí que o Rodolfo disse Henrique!
o óleo vai proteger seu rolamento sim, mas eu acho q fica um pouco responsivo de mais... tem otras coisas q da pra usar e fica menos responsivo. A mistura de pó de grafite com vaselina sólida é uma boa por exemplo... só q dexa mó sujeirona!
Responder