e aqui o comportamento de um fluido ñ newtoniano:

Portanto, o que se deve fazer para manter a maior eficiência tempo de durminhoco/conservação do rolamento, é utlizar um fluido newtoniano para a proteção, lembrando que quanto menos a quantidade, menor a turbulência, pois menor é o numero de camadas do fluido. Portanto, novamente, o melhor a fazer é utilizar um fluido newtoniano (alguns óleos finos e outros materias um pouco mais densos, como vaselina sólida) diluído e sem exagero no rolamento. O que eu faço é o seguinte. Eu limpo meu rolamento, e depois aplico em um potinho com solvente um poukiiiiinho de algum óleo fino (como o singer, ja indicado pelo amigo daniel) e ponho meu rolamento lá dentro, só por alguns segundos. Dessa maneira, as camadas de óleo vão sendo depositadas à medida em que o solvente evapora (portanto, quanto mais limpo o solvente melhor: eu utilizo alcool isopropílico absoluto, balocado do meu ex-laboratório) tornando a estrutura bem uniforme e coerente. Assim o meu rolamento fica bem protegido e dormindo por bastante tempo também. Espero ter conseguido expor o que eu queria, e tirado a maldita pergunta de "mas lubrificado ele nao deveria dormir mais?" da cabeça de todos.