Duvidas de um Iniciente (iniciate mesmo)

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
inativo-inativo
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Dez 2003, 12:32

Duvidas de um Iniciente (iniciate mesmo)

Mensagem por inativo-inativo »

1- o meu dedo q e delicado ou o dedo de todo mundo esfola por causa da cordinha? hehe

2 - tem comprimento certo pa cordinha? ou e tipo padrao pra todo mundo??? o meu ioio adora batter no chao.. hehehehe

3 - o que e secar o rolamento???

4 - essa e so curiosidade.. naquele estilo que os caras usam um contra peso na outra ponta da cordinha.. o q e usado como contra peso? e uma peca vendida e e na gambi mesmo???

valeu pela atencao ( deculpem se minhas duvidas sao muito toscas. hehe)

Mumia. ricnom@ig.com.br
Richardyzo
Mensagens: 65
Registrado em: 23 Out 2003, 19:31
Localização: Void

Mensagem por Richardyzo »

1 - O dedo de iniciante é assim mesmo... daqui um tempo forma calo e não machuca mais!
2 - O comprimento você tem que medir, se tá batendo no chão tem algo errado... ou você é muito baixinho ou tá atacando errado ou a corda é grande mesmo. Acho que é grande quando você estica o braço e o yoyo esticado bate no chão... aí você pode cortar um teco.
3 - Seca-se o rolamento pra atingir dorminhocos mais longos. Mais tempo o yoyo girando para fazer manobras mais complexas.
4 - Se você compra uns yoyos gringos, vem um dadinho junto... mas tem caras que inventam seus próprios contra-pesos... como o Rafael Matsunaga que usa aquelas bolinhas super-pulantes (:P) que você compra naquelas maquininhas de 1 real.
JohnnySM
Mensagens: 1023
Registrado em: 20 Nov 2003, 14:43
Localização: Santa Maria- RS
Contato:

Mensagem por JohnnySM »

Mumia escreveu:1- o meu dedo q e delicado ou o dedo de todo mundo esfola por causa da cordinha?
Bom se teu dedo é delicado, nao joga yoyo!
Mumia escreveu:2 - O comprimento você tem que medir, se tá batendo no chão tem algo errado... ou você é muito baixinho ou tá atacando errado ou a corda é grande mesmo. Acho que é grande quando você estica o braço e o yoyo esticado bate no chão... aí você pode cortar um teco.
O comprimento nao é errado nao, depende do modo como vc joga!
Mumia escreveu:3 - o que e secar o rolamento???

Bom pelo proprio nome ja diz! Secar o Rolamento!
Mumia escreveu:4 - essa e so curiosidade.. naquele estilo que os caras usam um contra peso na outra ponta da cordinha.. o q e usado como contra peso? e uma peca vendida e e na gambi mesmo???
Geralmente é usado um dado
Smash.rs
Mensagens: 698
Registrado em: 31 Ago 2003, 21:00
Localização: Santa Maria RS
Contato:

Mensagem por Smash.rs »

Mas olha esse Johnny respondão ae, mais paciência tche!! hehehehehehehe
Assim, o dedo no começo machuca sim, eu usava esparadrapo, até formar o calo e não ter mais problemas. Tem tbm a opção de usar luvinha. mas não vai deixar de jogar yoyo por causa disso.
Olha pode ser que tu seja baixinho, mas o Johnny ae por exemplo, tem o apelido de Johnny Hobbit, ele é BEM baixinho auehuaehuhehauehae, mas a corda não chega a bater no chão, imagino que tu esteja tocando errado. Mas caso não seja isso, tu pode fazer o seguinte segura a cordinha na ponta dos dedos da mão direita, põem o braço pro lado, e mede a corda, tem q ficar mais ou menos no ombro esquerdo, pelo menos essa é a medida que fica pro meu tamanho, mas na proporção deve se a que tenha que ficar no seu tbm. se estiver maior que isso, corta a ponta que tem o nózinho, encolhe um poco a corda, e refaz o nó.
Secar rolamento, tu pode procurar pelo fórum, aliás, acho que todas tuas perguntas, se tu procurasse já estariam respondidas pelo fórum, mas vai lá em equipamento e lê sobre secar rolamento.
É usado geralmente um dado, por que a marca que inicialmente começou a comercializar yoyo pra esse estilo, resolveu usar um dado, mas qualquer coisa com um peso de mais ou menos 10 gramas serve. A galera costuma usar, coo já foi dito, aquelas bolinhas de borracha, até por que por ser de borracha tbm machucam menos do que se tu usasse um peso de madeira, ou outra coisa.
_TwIsTeR_
Mensagens: 22
Registrado em: 14 Dez 2003, 14:44
Localização: rio claro-sp

Mensagem por _TwIsTeR_ »

meu primo (_HiDeOuT_rOx_) usa um rolamento como contra peso
se vc tiveh um extra usa ele :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Dica: Verifique se você mantém o corpo fixo quando joga o io-iô para fazer "dorminhoco"...
Se você mexe o corpo junto, as chances de você jogar o io-iô no chão são grandes.
Uma medida boa pra cordinha costuma ser recomendada mais ou menos assim por alguns fabricantes:
1 - Encoste o io-iô no chão, com a cordinha totalmente desenrolada e esticada.
2 - Verifique se a ponta que vai presa ao dedo fica entre o umbigo e o peito (incluindo o laço do dedo).
3 - Se isso não ocorrer, você é mais baixinho que eu! (rs) Faça um novo laço bem firme que dê mais ou menos essa medida e corte o que sobrar.

Se o laço aperta e dói no dedo após jogar um certo tempo, você pode experimentar usar aquele esparadrapo 3M Micropore. Funciona legal!

Como não jogo 5A, não tenho experiência suficiente para falar de contrapeso desse tipo...

Quanto a secar rolamento... tem um monte de tópicos sobre isso aqui mesmo nos fóruns da ABI. Basta le-los com carinho. ;-)
Mas no básico é o seguinte: é tirar graxa, gordura, sujeira, etc. do rolamento para deixa-lo mais "solto", assim, o io-iô dorme mais. Mas aqui vai um aviso; sem lubrificação alguma, o rolamento se desgasta mais rápido ou pode enferrujar.
Após tirar toda a graxa e sujeira de dentro do rolamento, aplique algum óleozinho de máquina bem fino, ao menos para aumentar a vida útil do mesmo.
Eu tenho usado um pouquinho de WhiteLub Super ou Singer. Mas acho que WD-40 também é bom.
Ouvi falar de um tal de Molikote. Deve funcionar bem também. parece ser mais fino ainda.
Aila SouJe
Mensagens: 75
Registrado em: 25 Dez 2003, 16:50
Localização: Rio de Janeiro

to enroladona....sou iniciante meeeeeeeeeermu!

Mensagem por Aila SouJe »

po....tb to cheio de dúvidas tipo da múmia :oops: ....toscas...mas fazer o q n´´e?
Mumia de onde vc é?

vamos trokar uma ideia....!
!@
é......na c asa das linhas...armarinho vende a cordinha?
qual é o nome genériko dela? valeus


fui
jakka
Mensagens: 95
Registrado em: 27 Dez 2003, 14:25
Localização: Vinhedo
Contato:

Mensagem por jakka »

Ae num a resposta d tds mas P/ vc num ferra mto teu dedo usa um easparadrapo ou fita crepe
E secar o rolamento serve para deixalo melhor. :wink:
Claudio H. Picolo
Mensagens: 1233
Registrado em: 07 Dez 2003, 00:53
Localização: Campinas, SP
Contato:

Re: to enroladona....sou iniciante meeeeeeeeeermu!

Mensagem por Claudio H. Picolo »

Aila SouJe escreveu:po....tb to cheio de dúvidas tipo da múmia :oops: ....toscas...mas fazer o q n´´e?
Mumia de onde vc é?

vamos trokar uma ideia....!
!@
é......na c asa das linhas...armarinho vende a cordinha?
qual é o nome genériko dela? valeus


fui
Aí... até agora eu não vi venderem cordinha para io-iô em armarinho...
Basicamente há dois tipos de cordinha: a tipo 6 (mais indicada para truques de linha) e a tipo 8 (mais "gordinha", indicada para loops).
Se você procurar em algumas bancas de jornais, talvez você encontre algumas Russell ou Dracco (ambas são tipo 6, feitas de algoodão). Alguns lotes da Dracco, saíram de fábrica enroladas ao contrário do "normal". Isso não atrapalha em nada, mas incomoda um pouco quem está acostumado a enrolar (ou desenrolar) a cordinha para manter um comportamento "estável" do io-iô.
Há também cordinhas sintéticas. Mas pessoalmente não acho elas muito bacanas para usar em io-iôs de eixo fixo. No entanto, creio que sejam muito boas em io-iôs rolamentados.
Quando criança, eu não conseguia encontrar cordinhas de reposição à venda. Então peguei um tipo de barbante fino conhecido como "cordonê", lavei e enrolei que nem uma cordinha Russell. Aí, deixei secar. Sabe que até que "quebrou um galho" na época? (Os fabricantes de cordinhas devem querer me matar depois dessa!)
Parece-me que havia um cara na net ensinando a fazer sua própria cordinha para io-iô, usando uma furadeira e uns ganchos... Não dei muita atenção na época.
http://www.geocities.com/buktopak/index.htm
Responder