Será que foi isso mesmo ???

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
Rodrigo
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Jul 2002, 21:00
Localização: Petrópolis - RJ
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Olhem o que eu achei na net ...

"O ioiô surgiu na China há 3 mil anos. Era um jogo delicado com dois discos de marfim, entre os quais se enrolava um cordel de seda. Muito tempo depois, o jogo se espalhou pela Europa. O nome "ioiô" vem do tágalo, a mais importante das línguas da região indonésia. Ali, no século XVI, os caçadores filipinos criaram um tipo de ioiô assassino, que funcionava tal qual um bumerangue. Arremessado no ar, a corda grossa enroscava o pesado disco de madeira nas patas do animal em fuga, derrubando-o e facilitando sua captura."

"Na França, os soldados do imperador Napoleão Bonaparte se divertiam brincando de iô-iô (em francês se diz jou-jou) entre uma batalha e outra."

Que coisa em ...
Valeu, Fui ...

Rodrigo
http://www.yoyorio.rg3.net
Avatar do usuário
Rafael Matsunaga
Mensagens: 2467
Registrado em: 30 Jan 2002, 21:00
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

Mais ou menos. Na verdade, nenhum "precursor" do ioiô funcionava muito como ioiô. Existiam objetos parecidos como esses da China e da Indonésia e também da Grécia e Filipinas.

O das Filipinas era usado como arma, mas o funcionamento era bem rudimentar: o caçador jogava o "ioiô" pra atingir o alvo e depois usava a corda pra puxar de volta. Era praticamente uma pedra com corda. Em aparência, os da Grécia eram os mais parecidos com os ioiôs atuais, mas eram bem maiores e eram de cobre.

Os da França sim já eram brinquedos, na época se não me engano eram "bandalores" ao invés de ioiôs.

Toda a história do ioiô, exceto a mais recente (século XX), é muito incerta, cheia de lendas e histórias que vão mudando a cada vez que é contada.

A propósito, este ano foi comprovado que "io-iô" não significa absolutamente nada em tágalo. :smile:

Rafael
Responder