Duvida
Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos
Duvida
Erm....sei q pode ser uma duvida um tanto idiota, mas eu sou mto iniciante em ioios entaum eu gostaria d saber oq eh secagem d rolamento?em que ajuda? como q eu faço isso?
explicação
eae..
cara secagem de rolamento eh secar ele ... ou seja.
tirar todo o tipo de resido que o rolamento tem.
e cmo eu faço isso??
ingredientes:
1 recipiente (caixinha de filme eh bom)
fluido de zippo ou alcool isopropilico (eu acho fluido de zippo melhor)
papel toalha
e claro o rolamento..
auhauahua haua
bom.. ...
coloca o rol dentro do pote e depois o fluido de zippo ou alcool isopropilico
até passar o rolamento.,...
se for a primeira vez q vc tah secando.. chaquale por 10min +-
e depois troque o secante q tah lah.. e deixe "de molho" o rol por 1 noite..
no dia seguinte tira o rol do secante poe num papel toalha e da 1 batidinhas de leve..
agora vc presisa tirar todo o secante q vc usou do rol .. c naum vc pode acabar estragando seu yoyo..
existem 2 maneiras:
ou vc deixa ele debaixo de uma fonte de calor por umas 2~3 hras..
ou vc por ele numa furadeira e liga para ele girar e secar..
(com a furadeira eu naum sei quanto tempo tem q ficar pq eu nunca fiz.. uahuahua )
espero ter ajudado xDDD
flww
cara secagem de rolamento eh secar ele ... ou seja.
tirar todo o tipo de resido que o rolamento tem.
e cmo eu faço isso??
ingredientes:
1 recipiente (caixinha de filme eh bom)
fluido de zippo ou alcool isopropilico (eu acho fluido de zippo melhor)
papel toalha
e claro o rolamento..
auhauahua haua
bom.. ...
coloca o rol dentro do pote e depois o fluido de zippo ou alcool isopropilico
até passar o rolamento.,...
se for a primeira vez q vc tah secando.. chaquale por 10min +-
e depois troque o secante q tah lah.. e deixe "de molho" o rol por 1 noite..
no dia seguinte tira o rol do secante poe num papel toalha e da 1 batidinhas de leve..
agora vc presisa tirar todo o secante q vc usou do rol .. c naum vc pode acabar estragando seu yoyo..
existem 2 maneiras:
ou vc deixa ele debaixo de uma fonte de calor por umas 2~3 hras..
ou vc por ele numa furadeira e liga para ele girar e secar..
(com a furadeira eu naum sei quanto tempo tem q ficar pq eu nunca fiz.. uahuahua )
espero ter ajudado xDDD
flww
-
- Contato:
Nossa, quanto exagero de tempo!
Pra secar você pode usar qualquer solvente SEM AGUA, deixa ele la chacoalhando um tempo sem as blindagens, tira, poe num papel toalha por um tempo e depois para evaporar tudo pega um secador e deixa uns 5 minutos, coloca as blindagens de volta.
Secar serve para tirar oleo/sujeira/quase qualquer coisa dentro do rolamento, mas diminue a resposta do yoyo etc.
Pra secar você pode usar qualquer solvente SEM AGUA, deixa ele la chacoalhando um tempo sem as blindagens, tira, poe num papel toalha por um tempo e depois para evaporar tudo pega um secador e deixa uns 5 minutos, coloca as blindagens de volta.
Secar serve para tirar oleo/sujeira/quase qualquer coisa dentro do rolamento, mas diminue a resposta do yoyo etc.
uahuahuahu
ei exagero no tempo pq meu saga quebro assim..
dexei 1 hra exposto numa luz q gera bastante calor..
ai eu achei q tva seco.. e quando fui tira o rol esses dias...
1 parte do yoyo saiu junto... -.-
foda.. + fais parte euheuheuheue
flww
flww
vlw
ah tah...vlw ae pela ajuda
flw
flw
-
- Contato:
Re: uahuahuahu
Fiz meu metodo em 2 sagas já e no meu X-Con e não quebrou nada por causa disso :Pfalcon escreveu:ei exagero no tempo pq meu saga quebro assim..
flww
ateh chega
tipoo.. eu pedi 100 cordinhas lah na vulto e demorou 3 dias.. ateh q tah chegando normal..
xD
flww
xD
flww
-
- Contato:
Re: uahuahuahu
q raios de metodo de secagem eh esse? derreta plastico?falcon escreveu:dexei 1 hra exposto numa luz q gera bastante calor..
flow
Nao... o calor vai evaporar o secante, devido a sua volatilidade
Barco
Infinite Illusions
www.yoyoguy.com
Barco
Infinite Illusions
www.yoyoguy.com
auhauahua
tipo.. eu toh flando q eu dexei ele exposto a luz.. pra seca..
ai eu digo q tem q dxa bastante tempo porque se nao.. nao seca direito e ai o secante acaba entrando em contato c/ o yoyo e acontece oq aconteceu...
o secante dve ter "corroido" o yoyo e quando eu fui tira o rol saiu 1 parte de yo junto..
no proximo encontro eu levo ele pra vc ver... auhauhau a
flww
falcon..
ai eu digo q tem q dxa bastante tempo porque se nao.. nao seca direito e ai o secante acaba entrando em contato c/ o yoyo e acontece oq aconteceu...
o secante dve ter "corroido" o yoyo e quando eu fui tira o rol saiu 1 parte de yo junto..
no proximo encontro eu levo ele pra vc ver... auhauhau a
flww
falcon..
poutzz..
ai em ctba eu naum sei qto tempo demora mano..
+ deve ser +- isso.. 8 dias .. por ai
XDD
falcon.
+ deve ser +- isso.. 8 dias .. por ai
XDD
falcon.
-
- Contato:
Antes de secar o rolamento certifique-se de que você aprendeu bem uma manobra chamada bind.
Tem vídeos aqui na ABI que mostram como faz.
A secagem de rolamento é exatamente a limpeza dele de moto a tirar resíduos de óleos, graxas, pó de cordinha, ácido úrico, ou mesmo resíduos de desgaste do próprio rolamento, pó de cordinha, entre outras coisas.
As pessoas chamam de secagem, porque é exatamente o que se faz após mergulhar o rolamento em algum solvente (já vi usarem de tudo aqui... desde o básico isopropanol (que considero o melhor solvente, embora não tão poderoso quanto água-raz, que considero muito perigoso para os plásticos de certos io-iôs, até gás de limpeza de sistemas de ar-condicionado, ou exposição a ultra-som...)
Os processos de secagem são uma arte, pois cada um seca de um jeito... requer sensibilidade, cuidado, observação e em alguns casos até conhecimentos de engenharia mecânica, mas de um modo geral, a secagem consiste exatamente no já descrito aí...
1 - tirar blindagem
2 - mergulhar no solvente
3 - tirar o solvente/resíduos
4 - enxugar cuidadosamente
5 - testar (se não estiver bom, repetir o processo)
6 - se quiser proteger o rolamento contra corrosão, use uma quantidade ínfima de algum óleo, mas tenha em mente que o óleo diminui o desempenho de giro, ou seja, quanto mais óleo, menos o io-iô gira.
Valeu?
Tem vídeos aqui na ABI que mostram como faz.
A secagem de rolamento é exatamente a limpeza dele de moto a tirar resíduos de óleos, graxas, pó de cordinha, ácido úrico, ou mesmo resíduos de desgaste do próprio rolamento, pó de cordinha, entre outras coisas.
As pessoas chamam de secagem, porque é exatamente o que se faz após mergulhar o rolamento em algum solvente (já vi usarem de tudo aqui... desde o básico isopropanol (que considero o melhor solvente, embora não tão poderoso quanto água-raz, que considero muito perigoso para os plásticos de certos io-iôs, até gás de limpeza de sistemas de ar-condicionado, ou exposição a ultra-som...)
Os processos de secagem são uma arte, pois cada um seca de um jeito... requer sensibilidade, cuidado, observação e em alguns casos até conhecimentos de engenharia mecânica, mas de um modo geral, a secagem consiste exatamente no já descrito aí...
1 - tirar blindagem
2 - mergulhar no solvente
3 - tirar o solvente/resíduos
4 - enxugar cuidadosamente
5 - testar (se não estiver bom, repetir o processo)
6 - se quiser proteger o rolamento contra corrosão, use uma quantidade ínfima de algum óleo, mas tenha em mente que o óleo diminui o desempenho de giro, ou seja, quanto mais óleo, menos o io-iô gira.
Valeu?
-
- Contato:
Bom... tirar a blindagem do rolamento facilita muito a limpeza do mecanismo do rolamento, pois fica mais fácil de tirar os resíduos de dentro dele, bem como o solvente, que seca mais rápido.
Mas da mesma forma que a sujeira sai mais fácil, ela entra mais fácil.
No entanto, entra muito pouca sujeira e como sem a blindagem fica mais fácil limpar o rolamento, deixo os meus rolamentos sem a blindagem mesmo...
Tirar a blindagem dos rolamentos é fácil.
Geralmente é só tirar os C-rings (são tipo umas molinhas em corma de "C" que seguram as blindagens dos rolamentos), mas existem rolamentos que não têm C-rings. Nesse caso, o jeito é enfiar uma chave de fenda de relojoeiro entre o cilindro interno e a blindagem, detonando a blindagem para fora.
Neste caso, muitíssimo cuidado para não atingir o mecanismo interno do rolamento.
Mas da mesma forma que a sujeira sai mais fácil, ela entra mais fácil.
No entanto, entra muito pouca sujeira e como sem a blindagem fica mais fácil limpar o rolamento, deixo os meus rolamentos sem a blindagem mesmo...
Tirar a blindagem dos rolamentos é fácil.
Geralmente é só tirar os C-rings (são tipo umas molinhas em corma de "C" que seguram as blindagens dos rolamentos), mas existem rolamentos que não têm C-rings. Nesse caso, o jeito é enfiar uma chave de fenda de relojoeiro entre o cilindro interno e a blindagem, detonando a blindagem para fora.
Neste caso, muitíssimo cuidado para não atingir o mecanismo interno do rolamento.
Re: explicação
falcon escreveu:eae..
cara secagem de rolamento eh secar ele ...
aisuehiuaseh
isso eh meio obvio neh?!?!
:lol: :lol: :lol:
Re: explicação
hauhauahuahuahuauahauhau_ZER0 escreveu:falcon escreveu:eae..
cara secagem de rolamento eh secar ele ...
aisuehiuaseh
isso eh meio obvio neh?!?!
:lol: :lol: :lol:
toh ligado q eh meio obvio e q naverdade eh meio redundante uheuehuehue
+ falei por fla.. xD
>.<
flwwww
falcon.
Depende da blindagem do rolamento, tem alguns que depois que tira não entra de novo. E os que dá pra tirar e por, tem tomar um cuidado enorme pra não perder o C-ring, q voa q é uma beleza quando vc tira.Gus18 escreveu:eh issu ae piva...
bem issu q eu tava pensando..."pq naum tirar a blindagem e dps por ela d novo??"
hauehe
vc respondeu bem oq eu tava querendo sabe...que nmg tinha falado ateh agora
vlw
flww
*Gus*
-
- Contato:
saga da pra tira e por na boa??keus escreveu:Depende da blindagem do rolamento, tem alguns que depois que tira não entra de novo. E os que dá pra tirar e por, tem tomar um cuidado enorme pra não perder o C-ring, q voa q é uma beleza quando vc tira.Gus18 escreveu:eh issu ae piva...
bem issu q eu tava pensando..."pq naum tirar a blindagem e dps por ela d novo??"
hauehe
vc respondeu bem oq eu tava querendo sabe...que nmg tinha falado ateh agora
vlw
flww
*Gus*