Rolamento de Cerâmica ???

Assuntos não diretamente relacionados ao ioiô. Aniversários, sites pessoais e mensagens que não tenham diretamente a ver com o esporte.

Moderadores: Barco, Forest, Daniel Avalos

Responder
FabricioMarcelo
Contato:

Mensagem por FabricioMarcelo »

MTFL...

Fale-me mais sobre rolamento de cerâmica ...
Vantagens...
Desvantagens...
Tempo de dorminhoco..
Qual o tipo de Lubrificação...
Etc.

Fiquei interessado.

E saiba que o SAGA V "tonelada " foi uma grande bola dentro.
Mas tenho que colocar umas duas tiras de esparadrapo no dedo senão machuca pacas.

Mas estou gostando muitoooooooo.

Abraços
dsm

Mensagem por dsm »

blz fraldão de uma olhada em alguns tópicos
antigos naum sei exatamente qual mas a informações sobre rolamento de cerâmica pois
li algum tempo falow

dsm
Rafael Matsunaga
Contato:

Mensagem por Rafael Matsunaga »

O que muda no rolamento de cerâmica é o material utilizado, que não enferruja como os rolamentos tradicionais, é bem mais tolerante a mudanças de temperaturas e outras condições de uso.

Pra ioiôs na verdade não faz tanta diferença. Criou-se um mito em torno desses rolamentos porque o recorde mundial de dorminhoco atual (13min) foi feito com rolamento de cerâmica.

O que faz um bom rolamento pra ioiôs é a precisão na fabricação. Os rolamentos de cerâmica são melhores só pelo fato de serem fabricados com mais precisão, por fabricantes grandes, diferente da maioria dos rolamentos de ioiô, que são de fabricantes menores. Um rolamento de ferro de precisão alta vai dar quase o mesmo resultado do rolamento de cerâmica, já que as condições de uso não são tão extremas.

Quanto à lubrificação e manutenção, acho que os cuidados são os mesmos, mas já ouvi dizer que é preciso um pouco mais de cuidado na limpeza com produtos abrasivos.

Rafael.
FabricioMarcelo
Contato:

Mensagem por FabricioMarcelo »

Obrigado Rafael.

Abraços
Responder