Pois bem. Paguei imposto pela encomenda. Morar no nordeste? Pff, não muda muita coisa. Declarar abaixo de 50$? Balela.
Mas reparei que o valor do imposto era de r$41,52, e isso com certeza não é 60% de 163$, valor da minha encomenda. Fui no banco, saquei dinheiro para pagar o imposto e fui retirar a encomenda no Ministério da Fazenda, na seção de Encomendas Internacionais, e não numa agência comum de Correios. Chegando lá, paguei o imposto e perguntei por curiosidade por que especificamente eu estava pagando o imposto. O rapaz que me atendeu respondeu mais ou menos o seguinte: "Como você pode ver na tabela ao lado, a isenção só se aplica à encomendas quando é enviado de pessoa física para pessoa física e com valor abaixo de $50." Até aí, nada de novo para nós. Ele prosseguiu: "Sua encomenda está declarada acima de 50$". E então eu percebi, o Pat declarou o valor da mercadoria abaixo de 50$, mas o frete de 18.5$ também entra nos cálculos, fazendo o valor total declarado passar dos 60$.
Só isso aí já era motivo para me fazer pagar os "tributos alfandegários", mas ele me explicou que o motivo mesmo foi outro: O Pat resolveu colocar o endereço dele (de pessoa física) num adesivo que vinha escrito "Yoyonation.com" em cima. E ele me disse que isso era suficiente para caracterizar a encomenda como sendo enviada por uma empresa.
Em outras palavras, paguei r$41,00 de imposto por causa de um adesivo de 3cm escrito "Yoyonation.com". Eu sei que o Pat e as outras empresas não tem nenhuma obrigação em fazer isto, e que eles fazem como um favor. Também sei que eles não conhecem as leis brasileiras e como funciona. Só fiz este tópico à título de curiosidade. Vou mandar um e-mail pro Pat explicando tudo também.
Bom, é isso aí. E outra, eetsit rules ;D